terça-feira, 25 de setembro de 2012

Vídeo aula Humanismo


Queridos alunos do Ensino Médio,deixo para vocês uma vídeo aula  sobre nosso novo tema, O Humanismo, em Literatura.Por favor assistam e façam o levantamento dos aspectos principais ( em folha de fichário) para podermos abrir uma discussão  em sala de aula amanhã 26/09/2012.
Tragam para a aula seu livro e caderno, bem como o texto que postei anteriomente a este.
Obrigada,
Até lá.


Aula de Literatura 26/09/2012 texto para imprimir e ler

   Alunos do Ensino Médio, favor imprimir este conteúdo,ler   e levar para a aula de 26/09/2012.Traga também livro e caderno da disciplina.



                             Aula de Literatura  26/09/2012

                                                        Humanismo


·         Algumas mudanças começam a ocorrer na Europa no final da Idade Média (vida nas cidades, o comércio, o mercantilismo, a relação com outras pessoas)


·         Surge a Burguesia (Itália séc.XIII). Cidades tornam-se prósperos centros comerciais e bancários, dominam o comércio marítimo com o Oriente e controlam a economia mercantil.Os camponeses vêm para as cidades e trabalham no comércio.

·         Com o crescimento das atividades comerciais, o número de burgueses aumenta e se fortalece conquistando poder político.O poder começa a ser repartido entre a aristocracia e os ricos mercadores.

·         A burguesia enriquecida começa a investir em cultura (algo que antes  só possuía acesso a Igreja e os soberanos).Esta busca levou à redescoberta dos clássicos.Criaram Universidades e programas de estudos das Humanidades (textos Greco-latinos,poética, retórica, ética e política), os professores eram chamados Humanistas.

·         Humanismo surge na Itália século XIV final da Idade Média, alcança  maturidade no Renascimento.Seu foco é o ser humano, afastamento do teocentrismo, busca reviver os modelos da antiguidade clássica, afirmando a independência  do espírito humano, resgata a visão antropocêntrica da cultura Greco-latina.

·         Humanismo é o momento de transição do mundo medieval para o moderno, ganha força um olhar mais racional,o abandono da subordinação à Igreja e procura na ciência a explicação de fenômenos atribuídos a Deus .A obra de Dante Alighieri e Francesco Petrarca são a base da literatura do Humanismo e serve de inspiração para outros artistas europeus.

·         Seu projeto literário não tem  características bem definidas o velho e o novo convivem juntos.O lugar de produção da produção literária é também cortes e palácios.

·         Diferente das novelas de cavalaria, a produção do Humanismo  volta-se para o prazer e diversão da aristocracia.

·         Johann Gutenberg cria a prensa  e revoluciona a produção  de livros, assim a cultura oral perde espaço para a escrita,e o escritores podem explorar novos recursos de linguagem.

·         Aos poucos o perfil do público começa a mudar, mais pessoas passam a ter acesso à produção literária,contudo essa mudança é lenta e somente se consolida no Renascimento.

·         A produção literária do Humanismo é:

a) A Poesia:
O soneto como forma poética fixa, métrica regular, (versos com metro fixo em redondilha maior e menor), a trova,duas ou mais quadras com versos de sete sílabas, o vilancete mote com sete versos, a cantiga composta com mote de quatro ou cinco versos e uma glosa de oito a dez versos,e a esparsa, única estrofe com oito, nove ou dez versos.
b) As crônicas: A história dos reis que governaram Portugal.A nomeação de Fernão Lopes como cronista mor do reino, em 1434 é considerado o marco inicial do Humanismo em Portugal.Escreveu três crônicas: Crônica de El Rei D Pedro I, Crônica de El Rei D.Fernando e  Crônica de El Rei D. João.
c) O Teatro:
Gil Vicente é o expoente máximo do teatro humanista, suas peças tem caráter moralizante, tematiza comportamentos condenáveis e enaltece virtudes, a religião serve  como referência para a identificação das virtudes e erros humanos.
O dramaturgo português critica o comportamento  mundano dos membros da igreja, ricos e pobres,nobres e plebeus.
Sua obra é dividida em:
Autos pastoris (éclogas), algumas de caráter religioso,Auto pastoril português, profano, Auto pastoril da serra da Estrela.
Autos de Moralidade:Auto da Barca do Inferno, Auto da Barca do Purgatório, e Auto da Barca da Glória
Farsas:Peças de caráter crítico, fala de problemas da sociedade,e as personagens são tipos populares.A Farsa de Inês Pereira, Farsa do Velho da Horta.
Gil Vicente preocupa-se com a correção de costumes. “rindo corrige-se os costumes”.Suas peças, ao mesmo tempo que divertem, educam. 


 






domingo, 2 de setembro de 2012

Levar material de Acentuação Gráfica nesta segunda 03/09/2012

Aviso Importante:
Para a aula de Gramática de 03/09/2012, favor levar os exercícios de Acentuação Gráfica publicado neste Blog para correção.

Obrigada,

A professora

Trabalho de Acentuação Gráfica para 24/09/2012

 
 
Alunos do Ensino Médio, segue nosso trabalho de Gramática para ser entregue em 24/09/2012, consiste em assistir às aulas do Prof Sérgio Nogueira, "acentuação gráfica" e fazer um levantamento de pontos principais de cada uma das três aulas.
O trabalho deve ser entregue em sufite com a devida capa pelas normas da ABNT
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                                           www.youtube.com/watch?y=mOyynpG4dg