quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Material para a aula de Redação de 05/10/12


Alunos do Ensino Médio, deixo a aula de 05/10/12 de Redação logo abaixo, peço a gentileza de imprimir, anexar no seu caderno de Redação e levar para a aula de amanhã.
Não esqueça as duas apostilas: Platão e Fiorin e ENEM,
Obrigada,
A Professora
 
                          Aula de Redação (05/10/12)

                             Apostila Platão e Fiorin  

 
                    Organização Fundamental do Texto

                                       Capítulo V

 
·       Na superfície de um texto  flutuam significados tão diversos que se tem a impressão de desordem,mas essa sensação desaparece quando percebe-se  que por trás da aparente dispersão, existem significados mais abstratos que dão  unidade aos elementos daquele texto.

·       O texto “Comida”  de Arnaldo Antunes se constrói sobre uma oposição a parcialidade X totalidade ou seja, de um lado o que se quer e não é o bastante, de outro aquilo que se deseja e é suficiente.

·       De um lado as palavras comida, comer, dinheiro e metade/ de outro, as palavras comida, diversão, arte, saída para qualquer parte, bebida, diversão, balé, dinheiro e felicidade, inteiro.

·       Percebe-se claramente dois grupos semânticos opostos.

·       Um texto organiza-se em torno de oposição de sentidos (vida X morte, natureza X civilização, liberdade X submissão, etc...) O objetivo da análise de um texto não é encontrar apenas a oposição, mas é importante apreendê-la,já que ela dá unidade  aos elementos da superfície, que à primeira vista parecem caóticos e dispersos. Para detectar a oposição de base de um texto devemos listar os elementos que estão em oposição. E depois encontrar um denominador semântico comum isso é o que chamamos de nível fundamental, organização fundamental, ou oposição de base.

·       Neste caso da música “Comida” observa-se uma apreciação positiva (totalidade) e uma apreciação negativa, a parcialidade.

·       Só podemos negar uma coisa quando ela foi afirmada, ou só se pode dizer que não se quer uma coisa depois de implícita ou explicitamente ter afirmado que ela era desejada.

·       No texto temos esse esquema do encadeamento do conteúdo: afirmação da parcialidade, negação da parcialidade, afirmação da totalidade. Isso explicita o movimento do texto, mostra sua organização fundamental dos significados.

                

Recapitulação do Conteúdo da Apostila Platão e Fiorin

·       O que é texto? Um todo organizado de sentidos, delimitado por dois brancos e produzido por um sujeito num dado tempo e num dado espaço.

·       Todo texto é produto de uma criação coletiva: a voz de seu produtor se manifesta ao lado de um coro de outras vozes que já trataram do mesmo tema e com as quais se põe em acordo ou desacordo (vozes presentes no texto/heterogeneidade constitutiva/pontos de vista opostos).

·       Há diferentes formas de mostrar a presença das múltiplas vozes no texto: deixá-las implícitas, por conta da memória do leitor, ou trazê-las para a cena, demarcando explicitamente seu lugar e seu limite (negação/ aspas/ discurso direto e indireto).

·       As diferentes vozes que se fazem presentes no percurso de certos textos misturam-se de tal modo com a do produtor que não se percebem com nitidez os seus limites (Discurso Indireto Livre)

 

Recapitulação da Apostila de Redação do ENEM

·       Para escrever um bom texto dissertativo argumentativo é necessário:

-Demonstrar domínio da norma culta padrão, através dos estudos gramaticais.

-Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo argumentativo.

-Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

-Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários  à construção da argumentação.

-Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

·       Considerações importantes para a construção textual: Intertextualidade/ Coerência textual (texto como todo organizado de idéias convergindo para um único fim, temos a coerência narrativa, descritiva e dissertativa) Coesão textual ( por substituição, por conexão ou por conectivos, conjunções e preposições), e por omissão ( zeugma ou elipse)

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Aula e exercícios de ortografia para 08/10/12

Queridos alunos do Ensino Médio, peço que copiem as informações baixo em seu caderno de gramática para a próxima aula do dia 08/10/12.
Para cada informação dê 10 palavras.Traga para a professora em folha separada na data acima mencionada

Obrigada,

Cleide

                              AULA DE ORTOGRAFIA PARA ENSINO MÉDIO
Usamos a letra “g” mediante as seguintes circunstâncias:

* Diante dos substantivos terminados em: -agem, -igem e -ugem:
Exemplos:
garagem
vertigem
viagem
ferrugem
fuligem...

* Nas palavras terminadas em: -ágio, -égio, -ígio, -ígio, -ógio e –úgio:
Exemplos:
pedágio
sacrilégio
prodígio
vestígio
relógio
refúgio
Eis mais alguns vocábulos que também compartilham desse mesmo caso:

apogeu
gengiva
monge
geada
laringe...

Fazemos uso do “j” de acordo com os seguintes casos:

* Mediante as formas verbais terminadas em -jar:
Exemplos:
relampejar
viajar
trovejar
enferrujar
esbravejar...
* Nas palavras de origem tupi, africana, árabe ou ainda, exóticas:
Exemplos:
canjica
manjericão
jiboia
jerico...

* Nas palavras que derivam de outras também grafadas com “j”.
Exemplos:
cerveja – cervejaria
laranja – laranjeira
loja – lojista, lojinha...

Vejamos mais alguns exemplos dotados dessa mesma característica:
jumento
jeito
majestade
jiló
laje
hoje...

ATENÇÃO Lições de Literatura para dia 10/10/12

                                                              ATENÇÃO

Alunos, conforme orientação, peço que apresentem o levantamento dos pontos principais da vídeo aula HUMANISMO na próxima semana, 10/10/12, além disso, façam os exercícios do capítulo do Humanismo no livro de Literatura também para essa data e respondam o questionário abaixo também para ser entregue no mesmo dia:
                                            HUMANISMO

1) Quando e onde aconteceu o movimento humanista?
2)  Explique o contexto histórico do humanismo e o pensamento do homem desse período.
3) Fale como o comércio e as navegações afetaram o homem da baixa Idade Média.
4) Por que não podemos afirmar que a Idade Média foi um total obscurantismo? Dê exemplos.
5)Explique a transitoriedade do pensamento teocêntrico para o antropocêntrico (elementos que elevaram à mudança).
6) O que é a burguesia?O que fez a burguesia neste momento histórico?
7) Qual o projetio literário do Humanismo?Explique com detalhes as três vertentes literárias do período?
8) Faça um paralelo entre o movimento literário trovadoresco e humanista.
9) Explique o teatro de Gil Vicente considerando, especialmente, as obras O Auto da Barca do Inferno e A Farsa de Inês Pereira. Fale sobre os personagens e a crítica tecida pelo dramaturgo.  
10) Explique a crítica de Dante Alligieri com A Divina Comédia.
11) Qual o marco inicial do Humanismo e local?
12) Explique a importância do trabalho de Fernão Lopes.

Exercícios de ortografia para ser entregue em 08/10/12

 
Alunos do Ensino Médio, deixo abaixo uma relaçao de exercícios de ortografia que vocês devem copiar em seu caderno de gramática, responder e trazer para a aula de 2ª feira próxima (08/10/12), faremos correção.
Obrigada,



EXERCÍCIOS DE ORTOGRAFIA PARA ENSINO MÉDIO


1. (IBGE) Entre as opções abaixo, somente uma completa corretamente as lacunas apresentadas a seguir. Assinale-a: Na cidade carente, os .......... resolveram .......... seus direitos, fazendo um .......... assustador.

a) mendingos; reivindicar; rebuliço
b) mindigos; reinvidicar, rebuliço
c) mindigos; reivindicar, reboliço
d) mendigos; reivindicar, rebuliço
e) mendigos; reivindicar, reboliço

2. (IBGE) Assinale a opção em que todas as palavras se completam adequadamente com a letra entre parênteses:
a) en.....aguar / pi.....e / mi.....to (x)
b) exce.....ão / Suí.....a / ma.....arico (ç)
c) mon.....e / su.....estão / re.....eitar (g)
d) búss.....la / eng.....lir / ch.....visco (u)
e) .....mpecilho / pr.....vilégio / s.....lvícola (i)

3. (TRE-SP) Foram insuficientes as ....... apresentadas, ....... de se esclarecerem os ...... .
a) escusas - a fim - mal-entendidos
b) excusas - afim - mal-entendidos
c) excusas - a fim - malentendidos
d) excusas - afim - malentendidos
e) escusas - afim - mal-entendidos

4. (TRE-SP) Este meu amigo .......... vai ..........-se para ter direito ao título de eleitor.
a) extrangeiro - naturalizar
b) estrangeiro - naturalisar
c) extranjeiro - naturalizar
d) estrangeiro - naturalizar
e) estranjeiro - naturalisar

5. (TTN) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas:
a) quiseram, essência, impecílio
b) pretencioso, aspectos, sossego
c) assessores, exceção, incansável
d) excessivo, expontâneo, obseção
e) obsecado, reinvidicação, repercussão

6. (FT) A alternativa cujas palavras se escrevem respectivamente com -são e
-ção, como "expansão" e "sensação", é:
a) inven..... / coer.....
b) absten..... / asser.....
c) dimen..... / conver.....
d) disten..... / inser.....
e) preten..... / conver..

7. (U-UBERLÂNDIA) Das palavras abaixo relacionadas, uma não se escreve com h inicial. Assinale-a:
a) hélice
b) halo
c) haltere
d) herva
e) herdade

8. (EPCAR) Só não se completa com z:
a) repre( )ar
b) pra( )o
c) bali( )a
d) abali( )ado
e) despre( )ar

9. (EPCAR) Completam-se com g os vocábulos abaixo, menos:
a) here( )e
b) an( )élico
c) fuli( )em
d) berin( )ela
e) ti( )ela

10. (BB) Alternativa correta:
a) estemporanêo
b) escomungado
c) esterminado
d) espontâneo
e) espansivo