Alunos do Ensino Médio, deixo a aula de 05/10/12 de Redação logo abaixo, peço a gentileza de imprimir, anexar no seu caderno de Redação e levar para a aula de amanhã.
Não esqueça as duas apostilas: Platão e Fiorin e ENEM,
Obrigada,
A Professora
Aula
de Redação (05/10/12)
Apostila
Platão e Fiorin
Organização Fundamental do
Texto
Capítulo V
· Na
superfície de um texto flutuam
significados tão diversos que se tem a impressão de desordem,mas essa sensação
desaparece quando percebe-se que por
trás da aparente dispersão, existem significados mais abstratos que dão unidade aos elementos daquele texto.
· O texto
“Comida” de Arnaldo Antunes se constrói
sobre uma oposição a parcialidade X totalidade ou seja, de um lado o que se
quer e não é o bastante, de outro aquilo que se deseja e é suficiente.
· De um
lado as palavras comida, comer, dinheiro e metade/ de outro, as palavras
comida, diversão, arte, saída para qualquer parte, bebida, diversão, balé, dinheiro
e felicidade, inteiro.
· Percebe-se
claramente dois grupos semânticos opostos.
· Um
texto organiza-se em torno de oposição de sentidos (vida X morte, natureza X
civilização, liberdade X submissão, etc...) O objetivo da análise de um texto
não é encontrar apenas a oposição, mas é importante apreendê-la,já que ela dá
unidade aos elementos da superfície, que
à primeira vista parecem caóticos e dispersos. Para detectar a oposição de base
de um texto devemos listar os elementos que estão em oposição. E depois
encontrar um denominador semântico comum isso é o que chamamos de nível
fundamental, organização fundamental, ou oposição de base.
· Neste
caso da música “Comida” observa-se uma apreciação positiva (totalidade) e uma
apreciação negativa, a parcialidade.
· Só
podemos negar uma coisa quando ela foi afirmada, ou só se pode dizer que não se
quer uma coisa depois de implícita ou explicitamente ter afirmado que ela era
desejada.
· No
texto temos esse esquema do encadeamento do conteúdo: afirmação da parcialidade,
negação da parcialidade, afirmação da totalidade. Isso explicita o movimento do
texto, mostra sua organização fundamental dos significados.
Recapitulação
do Conteúdo da Apostila Platão e Fiorin
· O que é
texto? Um todo organizado de sentidos, delimitado por dois brancos e produzido
por um sujeito num dado tempo e num dado espaço.
· Todo
texto é produto de uma criação coletiva: a voz de seu produtor se manifesta ao
lado de um coro de outras vozes que já trataram do mesmo tema e com as quais se
põe em acordo ou desacordo (vozes presentes no texto/heterogeneidade
constitutiva/pontos de vista opostos).
· Há
diferentes formas de mostrar a presença das múltiplas vozes no texto: deixá-las
implícitas, por conta da memória do leitor, ou trazê-las para a cena,
demarcando explicitamente seu lugar e seu limite (negação/ aspas/ discurso direto
e indireto).
· As
diferentes vozes que se fazem presentes no percurso de certos textos misturam-se
de tal modo com a do produtor que não se percebem com nitidez os seus limites
(Discurso Indireto Livre)
Recapitulação
da Apostila de Redação do ENEM
· Para
escrever um bom texto dissertativo argumentativo é necessário:
-Demonstrar
domínio da norma culta padrão, através dos estudos gramaticais.
-Compreender
a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para
desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo argumentativo.
-Selecionar,
relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos
em defesa de um ponto de vista.
-Demonstrar
conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários à construção da argumentação.
-Elaborar
proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos
humanos.
· Considerações
importantes para a construção textual: Intertextualidade/
Coerência textual (texto como todo
organizado de idéias convergindo para um único fim, temos a coerência
narrativa, descritiva e dissertativa) Coesão
textual ( por substituição, por conexão ou por conectivos, conjunções e
preposições), e por omissão ( zeugma ou elipse)