quarta-feira, 13 de março de 2013
terça-feira, 12 de março de 2013
Vídeo Aula de "Viagens na minha Terra" Garret
Fonte: You Tube, acesso em 12/03/2013, autor: Carlos Alberto Didier, Série Grandes Livros.
Alunos do 2° Ano do Ensino Médio, deixo abaixo um vídeo, muito interessante de "Viagens na minha Terra" de Almeida Garret, muito bem produzido por Carlos Alberto Didier, com análises de especialistas, imagens, etc.Peço que assistam para preparação do Vestibular e de nossa Avaliação Bimestral.
Uma ficha crítica do livro deve ser anexada a ele como fonte de pesquisa rápida.Vá se organizando.
A professora
segunda-feira, 11 de março de 2013
Levar texto de Pde Antônio Vieira para aula de 13/03/2013
Alunos do 2º Ano do Ensino Médio, tentei postar o texto "Sermão da Sexagésima" de Pde Antônio Vieira, que deve ser lido para a nossa próxima aula, quarta feira, dia 13/03/2013, contudo ficaram muitas páginas com letras muito pequenas, inviáveis à leitura, assim peço que imprimam do DOMÍNIO PÚBLICO (11 páginas precisamente)e levem o texto para discutirmos na roda.É possível uma cópia para cada dupla.
Obrigada,
A professora.
terça-feira, 5 de março de 2013
2013 Roteiro para aula de 06/03/2013 Viagens na Minha Terra
Para os alunos do 2º Ano do Ensino Médio: Estudem o roteiro do Livro Viagens na Minha Terra para a aula de 06/03/2013
Viagens na Minha Terra
João Batista da Silva Leitão
Almeida Garret (04/02/1799)
História:
ü França
invade Portugal 1807, D. João VI e a família Real vem para o Brasil.
ü As
tropas napoleônicas tenta um golpe por três vezes e falha retirando-se,
Portugal estaria a salvo.
ü Neste
momento de fragilidade, os liberais veem a oportunidade de uma revolução como
muitos países haviam feito décadas antes.
ü D João
Vi retorna à Portugal mas necessita jurar aos portugueses liberais que
realizaria uma Constituição revolucionária.Os liberais desejavam que D João
voltasse o Brasil ao posto de Colônia, contudo D Pedro I que fica no Brasil
como regente, declara a Independência e torna-se Imperador, o que causa um
descontentamento no povo português.
ü Na
corte D Miguel, irmão mais novo de D Pedro aliado à sua mãe D Carlota Joaquina
lidera o golpe chamado “Vila Francada” e estabelece novamente o Absolutismo.
ü Desaprovado
por D João VI D Miguel é enviado para Viena, mas em 1824 com o morte do rei,
seu filho mais jovem D Miguel retorna à Portugal e tenta um novo golpe, D Pedro IV volta
à Portugal para assumir o trono que é
seu por direito e deixa seu filho Pedro II no Brasil, reina Portugal por apenas 7 dias, escreve uma carta
Constitucional e passa o trono para sua filha D Maria de 7 anos, mas assume e
retorna ao Brasil, assim Miguel assume o trono até a maioridade da menina e
instala o Absolutismo, a censura, os liberais são presos ou exilados.
ü 1831
Por descontentamento do povo brasileiro por conta de sua conduta, D Pedro
retorna à Portugal e abdica do trono em favor de Pedro II.
ü 08/07/1832
declara guerra civil contra seu irmão em favor dos liberais (são os
constitucionalistas pedristas contra os miguelistas absolutistas) e luta
juntamente com Almeida Garret, e Alexandre Herculano derrotando, depois de
muito confronto e inúmeras mortes, os
absolutistas, instalando um estado livre e o capitalismo liderado pela
burguesia.
ü Algum
tempo depois, observa-se que a elite capitalista institui classes como a dos
barões substituindo os frades, o que não
trás melhoria nenhuma para Portugal.
ü 1834 D
Pedro IV morre de tuberculose.
ü Almeida
Garret segue na vida pública e escrevendo para jornais até que em 1851 sobe ao poder o liberal Duque
Saldanha que o convida para ser Visconde.
ü 1854
morre Almeida Garret.
Almeida
Garret
João Batista da Silva Leitão Almeida
Garret (04/02/1799-1854)
ü Almeida
Garret retrata no livro a degradação de Portugal no século XIX/ XX, fala das
ruínas ao falar da viagem.
ü Fala de
seu país, de sua história, de sua cultura, espaço, dramas, de forma inovadora.
ü Sua
escritura é um misto de ficção com realidade, política, vida social.
ü Toda
essa efervescência que ocorria em Portugal coincide com os ideais do romantismo
na Europa e Garret exila-se em Inglaterra e lá conhece o novo ideário cultural que exalta o homem, ideais utópicos,
valoriza a mulher, o homem no centro, com suas angústias.
ü São
tempos de mudanças de todas as ordens.
ü 1826/27
retorna do exílio e cria um jornal, é preso porque critica o absolutismo
miguelista (é quando D Miguel instala a censura e o Absolutismo)
ü Garret
foi escritor, ator, jornalista, advogado, político. Foi criado por seu tio que era padre e lhe proporcionou uma boa vida
acadêmica, aprendeu línguas, estudou na
Universidade de Coimbra como Carlos, era ótimo orador.
ü Sua
literatura é espaço de afirmação social,
política,cívico, cria uma nova linguagem literária (moderna) com efeitos
irônicos, humorísticos, cômicos., é uma inovação, inaugura o Romantismo Português,
reflete Portugal do século XIX e abre caminho para a escritura de Eça de Queiroz.
ü As obras de Garret são tidas como as mais geniais da língua inferior apenas a
Camões. Considerado o autor mais representativo do Romantismo Português.
ü Sua
geração foi a mais lúcida, deram a Portugal
o progresso e a liberdade.
ü Garret,
D Pedro e Herculano são heróis românticos, apaixonados, rebeldes,
revolucionários.
ü O
Romantismo Português é revolucionário, promovem uma guerra civil em prol desses
ideais, Garret foi personagem de si mesmo.
OBRA:
ü Classificação
de gênero: Hibrido, quase impossível de decifrar:( crônica, autobiografia,
carta, ficção)
ü Um dos
aspectos inovadores é a digressão , que inaugura trajetos diversos, mental,
sentimental, devaneios.
ü Temos
um texto e interrupções intelectuais e
emocionais do autor
ü VIAGENS:
ü Há uma
viagem primeira que é a que o autor faz de Lisboa a Santarém e paralelamente
outras viagens emocionais, intelectuais, etc, que mostra o requinte de seu
fazer poético.
ü Nesse
espaço heterogêneo e híbrido que é a digressão, Garret interfere e transforma a
estética poética com a intertextualidade e com a metalinguagem:
INTERTEXTUALIDADE:
cria tensões, comparações com outras obras literárias D Quixote, Viagem à volta de meu quarto, etc)
INTERTEXTUALIDADE:
cria tensões, comparações com outras obras literárias D Quixote, Viagem à volta de meu quarto, etc)
ü Como
METALINGUAGEM faz:
ü 1º
reflexões na literatura sobre outras literaturas( a literatura reflete sobre si
mesma)
ü 2º
Estrutura da lógica daquilo que está escrevendo
ü 3º
Insere a novela interceccionada como roteiro de viagem.
ü O foco
narrativo é cambiante 1ª e 3ª pessoa de acordo com aquilo que narra ( a viagem
1ª pessoa, a novela, 3ª pessoa)
ü O livro
trás recursos técnicos riquíssimos para a época.
ü Historicamente
nasce na efervescência da Guerra Civil (Briga de família como com Carlos e Frei
Dinis).
ü Garret
liberta o discurso da pesada tradição
clássica por um tom oralizante.
ü A Obra
vale também pela análise político social do país e pela simbologia que Frei
Dinis e Carlos representam.
ü Frei
Dinis Portugal Absolutista, conservador,
e Carlos os liberais, o espírito renovados na busca da liberdade de expressão.O
fracasso de Carlos é o fracasso é o fracasso de Portugal que acaba de sair da
Guerra civil e dá os primeiros passos para uma vivência social e política em
moldes modernos.
ü GUERRA
CIVIL 1833
ü Classificado
como Romance Histórico
ü Com 49
capítulos.
ü Ação:
ü Tipo de
ação: Encadeada
ü Personagens:
Carlos Joaninha (menina dos rouxinóis), D Francisca, Frei Dinis, Georgina,
Júlia.
ü Narrador:
Participante
ü O
Conteúdo parte de fato real, com digressões, várias viagens paralelas)
ü Gênero
híbrido: considerado romance contemporâneo, além da viagem de fato acontece, em
paralelo conta um romance sentimental
ü Espaço:
Lisboa a Santarém e a história de romance
ü Tempo:
Século XIX
ü O tom
de decepção com o que vê na viagem por conta do poder dos liberais
ü A obra
mistura estilo digressivo da viagem real com ação novelesca
ü 1846
publicação- início da moderna prosa literária portuguesa.
ü Carlos
é o auter-ego do autor
ü Analisar
cada pesonagem.
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