quinta-feira, 21 de junho de 2012

Aula de Redação dia 22/06/2012

Olá queridos alunos do Ensino Médio, abaixo deixo tópicos principais do capítulo V do Livro de Redação (laranja)Práticas de Linguagem, que deve ser lido e compreendido para debate em sala de aula.
Ah! não se esqueça, este texto deve constar em seu caderno.
Bom trabalho!



Aula de Redação Livro: Práticas de Linguagem
(Capítulo V pág70-81)

                                                   Aula de 22/06/2012

                                         INTERTEXTUALIDADE



ü  A produção de texto está diretamente ligada à leitura, ela  envolve uma interação com as linguagens e se constrói a partir delas, se constrói a partir do já dito, do já lido, do já conhecido.

ü  De posse deste conhecimento, o novo texto escrito pode reformular as idéias que obteve com as leitura anteriores, refutá-las, reiterá-las,reafirmá-las,reformulá-las.

ü  Não há texto inédito, todo texto é um hipertexto e possui links explícitos e implícitos.



                                 Relações Intertextuais

ü  São muitas as relações intertextuais, destacaremos três:

a)     Intertextualidade Estrutural: São modelos ou estruturas pré estabelecidas para a produção de textos. Ex: receita médica, receita culinária, um soneto, gibis.

b)     Intertextualidade Temática: Quando um mesmo assunto é abordado. Ex: Uma tela que retrate uma paisagem rural e um texto que descreve a zona rural, ou um filme e sua resenha, ou ainda, dois romances que tratem do mesmo tema, como Dom Casmurro e São Bernardo que falam do ciúme e da traição.

c)       Intertextualidade Referencial: É a citação de outros textos. Ex: Freud falando sobre o Complexo de Édipo e o texto Édipo Rei de Sófocles.

                

                   Intertextualidade Implícita e Explícita

ü   Implícita: Quando o escritor não menciona diretamente  no seu texto  aquilo a que se refere ou ao texto que menciona (necessita um leitor atento e com conhecimento prévio para fazer a ligação)Ex: Ver p.75 Castro Alves que cita Dante Alighieri em "Navio Negreiro": “Era um sonho dantesco...o tombadilho...” ou seja, cabe ao leitor  estabelecer a relação de diálogo entre os textos fazendo a intertextualidade.

ü  Se Castro Alves dissesse: “Era um sonho que lembrava o inferno de Dante Alighieri, com gritos, suspiros, etc... a intertextualidade seria explícita, com a citação da fonte.

ü  Como se vê são muitas as intertextualidades entre os textos. Conhecer as relações é um poderoso recurso de produção e compreensão dos significados.

ü  Quando um autor recorre a outros textos para escrever o seu, tem motivos claros, pode desejar fazer uma crítica, uma reflexão, uma releitura. Ao fazer o caminho inverso  desvenda-se os significados específicos do texto, já os textos se completam uns nos outros.

ü  Esse conhecimento não se dá por acaso ou por intuição, mas por meio de muito trabalho e leitura. Quanto mais experiente o leitor, mais possibilidades terá de compreender os caminhos percorridos pelo autor e consequentemente compreender seus propósitos.

ü  Assim, nossos processos de leitura serão mais proveitosos quanto mais caminhos de leitura tivermos feito e nossas  produções ficarão melhores quando incorporamos  nossas leituras neles.

      

   A Intertextualidade como Reiteração ou como Subversão



ü  A Intertextualidade bem como outros elementos  que compõem um texto devem ser analisados conforme a intenção do autor. Quando fazemos uma intertextualidade entre o nosso texto e o de outr0 autor  podemos fazê-lo para negar, criticar, subverter,reafirmar, concordar ou refutar.Ver exemplos bem claros na p.77.



Intertextualidade: Uma ponte reconstruída ou construída pelo leitor?



ü  Quando a intertextualidade é construída intencionalmente, normalmente encontramos indicadores no texto, ou seja, percebe-se pelo contexto, por citações, por referências, mas a intertextualidade também pode ser construída pelo leitor ao estabelecer o diálogo entre textos já lidos, independentemente do autor ter tido aquela intenção.

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