Ah! não se esqueça, este texto deve constar em seu caderno.
Bom trabalho!
Aula
de Redação Livro: Práticas de Linguagem
(Capítulo V pág70-81)
Aula de
22/06/2012
INTERTEXTUALIDADE
ü A
produção de texto está diretamente ligada à leitura, ela envolve uma interação com
as linguagens e se constrói a partir delas, se constrói a partir do já dito, do
já lido, do já conhecido.
ü De
posse deste conhecimento, o novo texto escrito pode reformular as idéias que
obteve com as leitura anteriores, refutá-las, reiterá-las,reafirmá-las,reformulá-las.
ü Não há
texto inédito, todo texto é um hipertexto e possui links explícitos e
implícitos.
Relações Intertextuais
ü São
muitas as relações intertextuais, destacaremos três:
a)
Intertextualidade
Estrutural: São modelos ou estruturas pré estabelecidas
para a produção de textos. Ex: receita médica, receita culinária, um soneto,
gibis.
b)
Intertextualidade
Temática: Quando um mesmo assunto é abordado. Ex: Uma
tela que retrate uma paisagem rural e um texto que descreve a zona rural, ou um
filme e sua resenha, ou ainda, dois romances que tratem do mesmo tema, como Dom
Casmurro e São Bernardo que falam do ciúme e da traição.
c)
Intertextualidade Referencial: É a
citação de outros textos. Ex: Freud falando sobre o Complexo de Édipo e o texto
Édipo Rei de Sófocles.
Intertextualidade Implícita
e Explícita
ü Implícita: Quando
o escritor não menciona diretamente no
seu texto aquilo a que se refere ou ao
texto que menciona (necessita um leitor atento e com conhecimento prévio para
fazer a ligação)Ex: Ver p.75 Castro Alves que cita Dante Alighieri em "Navio
Negreiro": “Era um sonho dantesco...o tombadilho...” ou seja, cabe ao leitor estabelecer a relação de diálogo entre os
textos fazendo a intertextualidade.
ü Se
Castro Alves dissesse: “Era um sonho que lembrava o inferno de Dante Alighieri,
com gritos, suspiros, etc... a intertextualidade seria explícita, com a citação da fonte.
ü Como se
vê são muitas as intertextualidades entre os textos. Conhecer as relações é um
poderoso recurso de produção e compreensão dos significados.
ü Quando
um autor recorre a outros textos para escrever o seu, tem motivos claros, pode
desejar fazer uma crítica, uma reflexão, uma releitura. Ao fazer o caminho
inverso desvenda-se os significados específicos do texto, já os textos se
completam uns nos outros.
ü Esse
conhecimento não se dá por acaso ou por intuição, mas por meio de muito
trabalho e leitura. Quanto mais experiente o leitor, mais possibilidades terá de
compreender os caminhos percorridos pelo autor e consequentemente compreender
seus propósitos.
ü Assim,
nossos processos de leitura serão mais proveitosos quanto mais caminhos de
leitura tivermos feito e nossas
produções ficarão melhores quando incorporamos nossas leituras neles.
A
Intertextualidade como Reiteração ou como Subversão
ü A
Intertextualidade bem como outros elementos
que compõem um texto devem ser analisados conforme a intenção do
autor. Quando fazemos uma intertextualidade entre o nosso texto e o de outr0
autor podemos fazê-lo para negar,
criticar, subverter,reafirmar, concordar ou refutar.Ver exemplos bem claros na
p.77.
Intertextualidade: Uma ponte reconstruída
ou construída pelo leitor?
ü Quando
a intertextualidade é construída intencionalmente, normalmente encontramos
indicadores no texto, ou seja, percebe-se pelo contexto, por citações, por
referências, mas a intertextualidade também pode ser construída pelo leitor ao
estabelecer o diálogo entre textos já lidos, independentemente do autor ter tido
aquela intenção.
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