quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Material para a aula de Redação de 05/10/12


Alunos do Ensino Médio, deixo a aula de 05/10/12 de Redação logo abaixo, peço a gentileza de imprimir, anexar no seu caderno de Redação e levar para a aula de amanhã.
Não esqueça as duas apostilas: Platão e Fiorin e ENEM,
Obrigada,
A Professora
 
                          Aula de Redação (05/10/12)

                             Apostila Platão e Fiorin  

 
                    Organização Fundamental do Texto

                                       Capítulo V

 
·       Na superfície de um texto  flutuam significados tão diversos que se tem a impressão de desordem,mas essa sensação desaparece quando percebe-se  que por trás da aparente dispersão, existem significados mais abstratos que dão  unidade aos elementos daquele texto.

·       O texto “Comida”  de Arnaldo Antunes se constrói sobre uma oposição a parcialidade X totalidade ou seja, de um lado o que se quer e não é o bastante, de outro aquilo que se deseja e é suficiente.

·       De um lado as palavras comida, comer, dinheiro e metade/ de outro, as palavras comida, diversão, arte, saída para qualquer parte, bebida, diversão, balé, dinheiro e felicidade, inteiro.

·       Percebe-se claramente dois grupos semânticos opostos.

·       Um texto organiza-se em torno de oposição de sentidos (vida X morte, natureza X civilização, liberdade X submissão, etc...) O objetivo da análise de um texto não é encontrar apenas a oposição, mas é importante apreendê-la,já que ela dá unidade  aos elementos da superfície, que à primeira vista parecem caóticos e dispersos. Para detectar a oposição de base de um texto devemos listar os elementos que estão em oposição. E depois encontrar um denominador semântico comum isso é o que chamamos de nível fundamental, organização fundamental, ou oposição de base.

·       Neste caso da música “Comida” observa-se uma apreciação positiva (totalidade) e uma apreciação negativa, a parcialidade.

·       Só podemos negar uma coisa quando ela foi afirmada, ou só se pode dizer que não se quer uma coisa depois de implícita ou explicitamente ter afirmado que ela era desejada.

·       No texto temos esse esquema do encadeamento do conteúdo: afirmação da parcialidade, negação da parcialidade, afirmação da totalidade. Isso explicita o movimento do texto, mostra sua organização fundamental dos significados.

                

Recapitulação do Conteúdo da Apostila Platão e Fiorin

·       O que é texto? Um todo organizado de sentidos, delimitado por dois brancos e produzido por um sujeito num dado tempo e num dado espaço.

·       Todo texto é produto de uma criação coletiva: a voz de seu produtor se manifesta ao lado de um coro de outras vozes que já trataram do mesmo tema e com as quais se põe em acordo ou desacordo (vozes presentes no texto/heterogeneidade constitutiva/pontos de vista opostos).

·       Há diferentes formas de mostrar a presença das múltiplas vozes no texto: deixá-las implícitas, por conta da memória do leitor, ou trazê-las para a cena, demarcando explicitamente seu lugar e seu limite (negação/ aspas/ discurso direto e indireto).

·       As diferentes vozes que se fazem presentes no percurso de certos textos misturam-se de tal modo com a do produtor que não se percebem com nitidez os seus limites (Discurso Indireto Livre)

 

Recapitulação da Apostila de Redação do ENEM

·       Para escrever um bom texto dissertativo argumentativo é necessário:

-Demonstrar domínio da norma culta padrão, através dos estudos gramaticais.

-Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo argumentativo.

-Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

-Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários  à construção da argumentação.

-Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

·       Considerações importantes para a construção textual: Intertextualidade/ Coerência textual (texto como todo organizado de idéias convergindo para um único fim, temos a coerência narrativa, descritiva e dissertativa) Coesão textual ( por substituição, por conexão ou por conectivos, conjunções e preposições), e por omissão ( zeugma ou elipse)

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