segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Correção dos exercícios de Gramática páginas 230 até 233

Correção dos Exercícios de Gramática, Livro Aprender e Praticar Gramática (FTD Mauro Ferreira), Capítulo 10, páginas 230 até 233 para os alunos do 2° Ano do Ensino Médio.
Fazer a correção no seu livro como preparação para a prova.
Data do envio deste arquivo:25/02/2013
Entrega dos execícios corrigidos pelo aluno ao professor 04/03/2013.

Exercício 1 página 230:

a) besteirinha, desaparecido,traquinista, salvado e menino.
b)  besteirinha sugere que o menino era pequeno, e para o narrador, de pouca importância.
Traquinista, quer dizer arteiro, faz arte, coisa errada.
desaparecido relaciona-se ao fato de o menino ter sumido de casa, quando foi fazer xixi; salvado relaciona-se ao fato de ele ter sido tirado do buraco.
2) página 231
Na primeira ocorrência, cachorros (adjetivo) tem sentido negativo, sugere que o amigo é desleal, traidor.Com a inversão, cachorro (substantivo) são amigos fiéis, que nunca decepcionam.

3) a)A interpretação engraçada seria  entender que o corpo da leitora, e não o biquini, é que teria um preço baixo.
b)Possibilidade 1: Escolha o biquini com preço baixo  e ideal para seu corpo
Possibilidade 2: Escolha o biquini ideal para o seu corpo  e com preço baixo.

4)

a) Caro pode seignificar: 1) querido, estimado 2) careiro, que cobra preços exagerados.
b) Interpretado como querido e estimado significa dizer que  a rede já instalada na cidade recebia de maneira cortês a concorrente.
Interpretado como careiro o adjetivo alerta os consumidores que a nova rede vende caro os seus produtos.Esse é o sentido que prevalece, levando o leitor  a interpretar ironicamente o outro sentido do adjetivo, pois quem vende caro  não é estimado.

5) Inicialmente Hagar parece sugerir que os vikings não são ambiciosos, nem apegados a coisas materiais.No segundo quadro, pequenas, parece reforçar a ideia, porque anteposto ao substantivo, significa simples, sem valor.No entanto o terceiro quadro do Hagar cita objetos que exigem uma reienterpretação de pequenas, já que rubis, diamantes, moedas de ouro, são coisas diminutas, mas não pequenas coisas, já que são de alto valor.Conclui-se então, que os vikings são ambiciosos e interessados em riqueza material.

6) página 232

a) Privada funciona como adjetivo.O sentido seria "Escpola pública não é escola privada.Se a escola é pública não pode ser privada.

b) Privada passa a substantivo, significando lugar, cômodo em que as pessoas fazem as necessidades fisiológicas  ou vaso sanitário.Assim a frase exprime um posicionamento de contestação, de indignação em relação à maneira como a escola é tratada e reivindica respeito por ela.

7) A insatisfação da personagem está no fato de que, ao fazer as plásticas, trocou uma aparência que embora não lhe agradsse era autêntica por uma aparência descaracterizada que suprimiu sua individualidade.

8) 
a) No texto, último está empregado no sentido de derradeiro.

b) A palavra último, nessa circunstância,  não informa nada.Seria unútil imprimí-la na capa do manual,pois quando fosse feita uma nova versão que também já trouxesse na capa a palavra último, os usuários continuariam sem saber qual delas era a mais atualizada.

"Lentos" enfatiza o movimento dos cabelos, a particularidade do seu emprego está no fato de esse adjetivogeralmente caracterizar o tempo de duração de um fato, mas no caso qualifica a palavra cabelo.
Infecundas (improdutivas), entende-se que as piedades não serviram para nada, foram inúteis.Normalmente esse adjetivo é empregado para caracterizar um substantivo ligado à ideia de produção (terra, plantação, colheita, etc...) e não para caracterizar sentimentos(piedade)

2 comentários: