terça-feira, 15 de maio de 2012

Aula de Literatura Capítulo V Literatura é a Expressão de uma Época

Aqui os tópicos principais do capítulo V de Literatura  ( aula de Literatura de 16/05/2012) Favor copiar no seu caderno.




Aula de Literatura Ensino Médio            16/05/2012                

Capítulo V

Literatura é a Expressão de uma Época

-A Literatura nos revela como viveram e o que pensaram as pessoas em diferentes épocas e sociedades.Essas informações que os textos literários nos trazem sobrevivem ao tempo e nos ajudam a entender o que fomos e o que somos.

ESTILO DE ÉPOCA:
-Os artistas revelam em suas obras um olhar marcado pelo contexto em que viveram.Mostram sua concepção, seus valores e julgamentos.
- A constatação de traços comuns de uma mesma época identifica um estilo de época. O estudo da literatura depende do reconhecimento dos padrões e semelhanças que constituem um estilo de época.
- O uso particular que o escritor faz dos elementos distinguem uma estética individual, ou seja, um estilo individual, sempre marcado pelo olhar específico que este dirige aos temas característicos de um período e pelo uso singular que faz dos recursos de linguagem de uma determinada estética literária.
É do contato com essas obras que possibilita a construção de um novo olhar para os temas.Esta é uma das funções da arte- provocar reflexão sobre acontecimentos do passado, do presente  e do futuro.
(Ver pág.67)

HISTORIOGRAFIA LITERÁRIA
- Um estilo de época pode ser associado a uma escola literária ou a um movimento literário.
- O estudo e a descrição das características estéticas das diferentes escolas ou movimentos literários recebem i nome de historiografia literária..
-Quando estudamos os movimentos literários conhecemos os temas e recursos expressivos utilizados pelo autor.Ao pesquisarmos vários textos daquele movimento vemos que a quantidade de temas é limitada e são retomados periodicamente de tempos em tempos.
-Às vezes o resgate de um tema é feito para questionar abordagens anteriores, outras vezes para reafirmar e valorizar a ideia. Ex. Cape Diem (valorização do momento presente) defendida pelos gregos da antiguidade, Camões no século XVI e pelos árcades no século XVIII
-Além de temas, as formas literárias também são retomadas. Ex: novelas - e os folhetins do século XIX.Cada vez que é recuperada a forma também é transformada para a atualidade.
-Essas retomadas estabelecem diálogos de autores de diferentes épocas.
Ver oito escolas literárias p.69

Um Mesmo tema, diferentes olhares, diferentes linguagens

-Uma maneira de estudar literatura é acompanhar como um mesmo tema foi trabalhado em diferentes momentos e em diferentes escolas literárias.Os temas mais abordados ao longo dos tempos são: o amor, a natureza, a morte, o homem, a sociedade, a pátria.
Ver ex.p.70/71/72.
- O estudo dos textos literários e da obra de arte, em geral,não apenas revela diferentes concepções de mundo, mas também permite indagar como elas foram construídas,o que sugerem sobre pessoas que viveram em outras sociedades, em outras épocas. Sua leitura nos transforma, porque ao olhar para o passado, modificamos o modo como vemos o presente e como construímos o futuro.

5 comentários: