sexta-feira, 18 de maio de 2012

Tópicos Principais do Capítulo III Apostila Platão e Fiorin

Queridos alunos do Ensino Médio, abaixo
vocês tem os tópicos principais do capítulo III
da Apostila de Platão e Fiorin:
"Vozes mostradas e demarcadas no texto
(Discurso direto e discurso indireto)". Por favor, copiem esse
roteiro no seu caderno de Redação, ele será bastante útil
para seus estudos nas provas bimestrais que se aproximam( a
 partir de 30/05/2012).
Obrigada,
Professora Cleide
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AULA DE REDAÇÃO (APOSTILA PLATÃO E FIORIN)

 18/05/2012

Capítulo III

Tema: Vozes mostradas e demarcadas no texto

ü     Texto de Manuel Bandeira “Satélite” mostra diferentes vozes através de recursos lingüísticos (prefixo des e o advérbio de negação não). Este texto mostra a presença de duas vozes.
ü     Por meio da negação o escritor circunscreve dois pontos de vista. (outro exemplo de negação mostrando duas vozes está na p.43 Brás Cubas.
ü     Outro expediente lingüístico que mostra diferentes vozes demarcadas no texto é: discurso direto e indireto.
ü     DISCURSO DIRETO: Reprodução direta do discurso da personagem
ü     Marcas do Discurso Direto:
a) A fala da personagem é introduzida por um verbo de dizer
b) Por aspas, dois pontos e travessão
c) A personagem no seu discurso diz “EU” e os pronomes pessoais, possessivos, tempos verbais e palavras que indicam tempo e espaço estão em função deste eu.
ü     DISCURSO INDIRETO: A fala da personagem é expressa por via indireta, através do narrador.
ü     Marcas do Discurso Indireto:
a) O que a personagem disse agora através do narrador vem introduzido por um verbo de dizer.
b) O que a personagem disse constitui uma oração subordinada substantiva objetiva direta do verbo de dizer e é separada da fala do narrador por uma partícula introdutória que ou se.
c) Apenas o narrador, em discurso indireto, diz “EU”, o seu lugar é o aqui e o seu tempo é o agora.
ü     Confronto da passagem do discurso direto para o discurso indireto:
Pedro disse:
- Eu estarei aqui amanhã
Pedro disse que estaria lá no dia seguinte
ü     Ao Passar do Discurso Direto para o Indireto:
a) No discurso direto as frases interrogativas, exclamativas, imperativas tornam-se declarativas.
Quem está aí?
Ele me perguntou quem estava lá.
b) No discurso Indireto os vocativos e interjeições desaparecem, diferente do discurso direto.
c) O te do discurso direto corresponde ao me no  discurso indireto
EX: Eu te amo
Maria disse que me ama.
d) Os tempos verbais são alterados:
Ver página
José disse:
-Compro tudo isso
Jose disse que comprava tudo aquilo
Jose disse:
-Comprei tudo isso
Jose disse que comprara tudo aquilo
Jose disse:
- Comprarei tudo isso
Jose disse que compraria tudo aquilo.

ü     O discurso direto é uma espécie de teatralização, confere efeito de verdade, de integridade ao texto
ü     Discurso Indireto: Temos dois tipos:
ü     O discurso indireto que analisa o conteúdo: este tipo de discurso indireto elimina elementos emocionais, exclamações, interrogações, interjeições, produz um efeito de sentido analítico.O narrador somente revela o conteúdo do discurso da personagem e não o modo como ela disse.Se torna objetivo, não se interessa pela individualidade do falante.Ex: textos filosóficos, políticos, científicos.
ü     Discurso Indireto (Análise da Expressão)
ü     Serve para analisar as palavras, o modo de dizer dos outros, essas palavras aparecem entre aspas (Ex. página 39)
ü     Outro recurso da lingüística para demarcar as vozes no texto é o uso das aspas:
ü     Coloca-se entre aspas palavras que o produtor do texto não quer  assumir como sua, que julga não ser muito apropriada para o seu texto Ex. Termos chulos dito por outra pessoa. Ex p.39
ü     Último recurso de demarcação de voz do outro são as glosas do locutor, ou seja, comentários ou explicações sobre o seu dizer, ou ainda para retocar um erro, ou para se auto corrigir.
ü     Cada glosa é um debate com as palavras mostrando que elas podem dar margem a duas interpretações, revelar duas vozes, dois pontos de vista. Ex. p.40

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