quinta-feira, 19 de abril de 2012

Aula de Redação 20/04/2012Processo de Comunicação

Pessoal, aqui estão os tópicos principais da aula de Redação do dia 20/04/2012 capítulo III do Livro Práticas de Linguagem". Apesar do período de provas, se puderem colocar esta matéria no caderno fico feliz.
Ah! a leitura das páginas do capítulo III também é necessária.
Bj  grande,
Pro Cleide


AULA DE REDAÇÃO 20/04/2012

LIVRO DE REDAÇÃO “PRÁTICAS DE LINGUAGEM”

CAPÍTULO III PÁGINAS 43-58

TEMA DA AULA: O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E SEUS ELEMENTOS


O Processo de Comunicação:

Enunciação: É a situação real de comunicação, a cena comunicativa, envolve ambiente, assunto, código, meio utilizado, os participantes.

Enunciado: Resultado de um processo comunicativo efetivo condicionado por diversos elementos (manifestação concreta de uma frase em situação de interlocução).
  • Enunciação como processo comunicativo é uma complexa interação de diversos elementos que leva à formulação de um determinado enunciado.
  • Como podemos esquematizar o processo comunicativo? Falante- manifesta um código (Ex. língua portuguesa) - mensagem - sobre um referente (assunto) - por meio de um canal - interlocutor (que interage com a mensagem para compreendê-la).
  • Além disso, consideramos o contexto situacional (ambiente externo aos participantes) a interação do falante (o que ele deseja realmente com a mensagem) e quem é o interlocutor.
  • O falante ao emitir uma mensagem escolhe o assunto, o código, o canal e as características do interlocutor porque o interlocutor constrói um sentido para a mensagem considerando seus conhecimentos prévios, sua competência De leitura, sua ideologia, sua cultura, etc.
  • VER QUADRO DA PÁGINA 47
                
             As  Competências dos Participantes

  • Tanto para os falantes como para os interlocutores são necessários diferentes conhecimentos que vão interferir no ato comunicativo.
            Competência Comunicativa:
  • Habilidade que o sujeito tem de lidar com a linguagem para formular enunciados, para conferir sentido a eles, deve conhecer a língua.
  • Ideologia e Cultura dos Participantes: Estão inseridos tanto na formulação quanto na leitura de um texto condicionando e limitando as duas vias pois inclui o conjunto de crenças, avaliação de mundo e de vida.
  • Aspecto Psicológico:Considera-se o humor, a sensibilidade, a capacidade de tolerância do indivíduo no momento do processo comunicativo.Um mesmo enunciado pode ser formulado de diversas maneiras por um mesmo falante e interpretado de diversas maneiras pelo interlocutor.

      Recursos Textuais para a Montagem da Mensagem

  • VER PÁGINA 48 PALAVRINHAS VENENOSAS
  • Ao elaborar sua mensagem, o falante pode fazer uso de algumas palavras para persuadir o interlocutor dependendo de sua intenção (Ex. palavrinhas venenosas).
  • Podemos excluir a palavra “até” sem prejuízo da estrutura gramatical e do conteúdo semântico do texto, mas ao fazer isso o mesmo texto fica menos incisivo, mais leve.Esta palavra neste texto funciona como um veneno.

      A Referência Situacional:
  • Há palavras num processo comunicativo que só adquirem significado quando associadas a um referente (dentro do próprio texto) quando extratextual, são chamadas palavras vazias de conteúdo semântico.Essas palavras que se preenchem de significado por meio de referencias extratextuais são chamadas exofóricas. VER CANÇÃO DO EXÍLIO P.51

     Referência Textual Relações Anafóricas e Catafórica:
  • LER TEXTO PÁG.52
  • Algumas palavras vazias podem ter sua referência dentro do contexto textual, isto é, no próprio texto da mensagem.
  • Ex. texto da pág.52 palavra “daqui” se refere ao Instituto de Matemática.Neste caso trata-se de uma referência Endofórica (dentro do texto) Quanto à posição da palavra “daqui” no texto , aparece depois do referente, ou seja, o referente é antecedente,aí temos uma referência anafórica.
  • No texto p.52 “Páscoa” a palavra “daqui” vem antes do referente, neste caso temos uma catáfora. (Ver quadro da pág.53, colocar no caderno)

      O Mecanismo de Seleção e Combinação

  • A língua é social e arbitrária, mas a fala é individual e o sujeito tem a liberdade de escolher e organizar as palavras na construção de sua mensagem.É livre para escolher, selecionar,organizar, combinar conforme sua intenção e desejo.O trabalho de seleção e combinação, porém,não é aleatório mas diretamente ligado à intenção do falante.

     A Seleção:

     Aspecto gramatical:
  • Eixo Paradigmático (Vertical):Ex: A lua: ilumina, ajuda, favorece,acalma, acalenta, etc.
      Aspecto ideológico:
  • O menino, o moleque,o pivete,o garoto,o trombadinha,a criança.
  • Ao selecionar é revelador o juízo de valor, o posicionamento, a leitura de mundo,a ideologia.
Combinação:
Eixo Sintagmático

Aspectos gramaticais:
A mulher pediu ajuda ao guarda.
O homem lamentou muito.

Aspecto Ideológico:
A mulher foi ajudada pelo guarda. (enfoque na mulher)
O guarda ajudou a mulher.(enfoque no guarda)


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