terça-feira, 3 de abril de 2012

Tópicos principais do Capítuloo III de Literatura (copiar no caderno) 04/04/2012



Alunos do Ensino Médio, segue primeira parte da  aula de Literatura de amanhã (04/04/2012). Falaremos do capítulo III do livro, somente a parte do Gênero Épico (favor fazer leitura do livro (páginas 30 até 40) 
Peço que leiam e copiem esse resumo (dos tópicos principais) em seu caderno da disciplina de Literatura. Com tais procedimentos estarão se prepaprando para a avaliação.

Peço também que providenciem a leitura do Livro "O Velho e o Mar" e façam a pesquisa , conforme discrimindao nesse blog, abaixo,que deve ser entregue  no dia 13/04/2012 , dia da prova.


AULA DE LITERATURA     1° ANO DO ENSINO MÉDIO
04/04/2012 Capítulo III  (Primeira Parte)
Literatura é Gênero/O Épico e o Lírico

  • Gênero: Definição: Conjunto de obras que apresentam características semelhantes de forma e conteúdo.
  • A 1ª tentativa de organização da produção literária foi feita por Aristóteles, baseia-se em conteúdo ( paixões, ações e comportamento) e forma (dramático com narrador  e épico quando o poeta fala por meio da personagem)
  •  Só no Renascimento nasce com Petrarca o gênero lírico
  • Assim as três categorias básicas ou gêneros literários são: épico, lírico e dramático.
  • O Gênero Épico
  • Contam os feitos extraordinários do herói
  • Epopéias Clássicas ou Primárias:
  • A primeira narrativa épica que se tem notícia é Gilgamesh,o rei de Uruk, na Babilônia 2.700 a. C
  • As epopéias mais importantes são Ilíada e Odisséia, que datam do século VIII a C, de autoria de Homero. Elas nascem de cantos populares e declamações em festivais religiosos.
  • Ilíada e Odisséia são base para Eneida de Virgílio e  Os Lusíadas de Camões., por isso são chamadas primárias., porque inspiram outros.
  • O Conceito de Herói nas epopéias Clássicas
  • Os deuses são reais( ajudam ou prejudicam o herói), o herói enfrenta diversos perigos, demonstra bravura e coragem para enfrentá-los, cumpre seu destino e consagra-se como ser humano superior. Sua família e povo também se enobrecem, assim, os poemas épicos servem para divulgar a ideia de identidade pátria, em tempos que  a ideia de estado, nação, ainda estava se definindo.
  • Epopéias de Imitação ou Secundárias
  • Eneida é a primeira epopéia de imitação (Virgílio) anos 30 e 19 aC. Epopéia dos Romanos, criado para glorificar a grandeza de Roma. Virgílio sintetiza as maiores fábulas gregas e de tradição latinas.
  • Somente no Renascimento surge Os Lusíadas de Luis de Camões, que revelam os feitos do herói Vasco da Gama com o objetivo de exaltar os feitos lusitanos.
  • Os Lusíadas possuem uma grande influência da epopéia clássica, a exemplo do Gigante Adamastor no canto V, figura mitológica que se apresenta como obstáculo para o herói Vasco da Gama. Adamastor representa o perigo, o obstáculo ,e também o cabo da Boa Esperança.Por fim Adamastor reconhece  a grandiosidade dos navegadores portugueses, cujos feitos superam todos os outros humanos.
  • A Transformação do Herói:
  • Com o conceito de pátria definido e com as mudanças sociais e políticas, os poemas narrativos longos cederam lugar ao romance, bastante apreciado pelo público (século XVIII), que também focaliza os feitos de um herói mas um herói voltado para o indivíduo.
  • Herói Moderno;
  • O herói moderno enfrenta problemas cotidianos e luta para superá-lo sem qualquer auxílio divino.Como é uma pessoa normal pode fraquejar às  (é humano), mas no final  os valores e seu caráter o ajudam a superar obstáculos e tentações.Por ele a dimensão humana é valorizada.
  • Os obstáculos simbolizam as dificuldades da vida humana e servem para afirmar e definir sua identidade.Assim, o romance moderno é a luta do ser humano comum para construir sua identidade e sobreviver em uma sociedade que o oprime em nome dos valores coletivos.Por isso o romance é tão popular, traz estórias de pessoas muito semelhantes aos leitores.Ex Robinson Crusoé de Daniel Difoe,  O Náufrago, e O Conde de Monte Cristo de Alexandre Dumas.

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