quarta-feira, 25 de abril de 2012

Resumo simples da tragédia Grega "Medéia"(somente para leitura)

Resumo da Tragédia Grega Medéia de Eurípedes

 Fonte: pt.wikipedia.org

Eurípides, dramaturgo grego, escreveu a peça Medéia no ano de 431 antes de Cristo, naquela época o teatro era responsável pela construção e educação do homem grego, em particular do ateniense, as peças apresentavam discussões sobre os acontecimentos cotidianos dos atenienses, se baseando nos mitos.
     A mulher tinha um papel particular na cultura ateniense que foi discutida de uma maneira bastante trágica nesta peça. O que poderia acontecer, se uma mulher coberta de emoção e paixão, sentimentos irracionais decidisse resolver suas mágoas pelas próprias mãos?
    A tragédia se passa em Corínto, cidade grega, local onde se refugiaram Medéia e seu marido Jasão após terem fugido da Cólquida, cidade situada no oriente e considerada bárbara, em oposição aos gregos civilizados.
Jasão e Medéia foram parar em Iolco após a aventura conhecida como argonáutica, uma expedição onde o tio de Jasão, tendo roubado seu lugar no trono em sua cidade natal, enquando Jasão estava fora, (sendo criado pelo centauro Quíro, o mesmo que educou Aquíles), o enviou a uma busca impossível por uma pele de carneiro de ouro, o tosão de ouro que pertencia à sua família e que havia sido roubado pelos bárbaros do oriente. Se conseguisse regressar com vida e com o tosão, seu tio lhe devolveria o trono, assim Jasão organizou uma expedição que o levou à Cólquida. Lá Jasão conheceu Medéia com quem casou-se. Devido a alguns acontecimentos dramáticos, ambos tiveram que fugir, e se estabeleceram em Corínto.
Após apaixonar-se por Glauce, filha de Creonte, Jasão deixa Medéia e seus dois filhos para se casar. Medéia sente-se abandonada e humilhada depois de tudo que fez para ajudar Jasão.
Medéia se lamenta todos os dias, e nem a visão de seus filhos a anima e culpa principalmente a princesa de Corinto pelos seus sofrimentos. Suas palavras acabam chegando ao castelo real.
Jasão volta para casa para conversar com Medéia, e avisa que continuando a falar contra a família real ela será expulsa de Corínto, o que Jasão acha justo, pois uma mulher como ela, bárbara, levada para a civilização e tendo filhos gregos teria que ser mais agradecida.
Medéia recebe agora a visita do próprio rei de Corínto, Creontes. Ele conhece bem os poderes de Medéia e teme pelo bem de sua filha e de si próprio. Assim ele a expulsa de seu reino. Medéia pede um dia, apenas um dia para poder se arrumar e encontrar outro lugar onde ela possa estabelecer uma nova vida. Creonte concede esse dia. Porém, é nesse único dia, que todos os acontecimentos terríveis acontecem.
Medéia era uma feiticeira conhecida em toda a Grécia pelos seus poderes. Ela recebe uma visita de Egeu, rei de Atenas, que procurava sua ajuda. Medéia promete ajudá-lo em troca de exílio.
Medéia chama Jasão para uma conversa, e o convence que ela está arrependida pelas coisas que disse e pede para seus filhos poderem ficar com o pai, morando no castelo real, Jasão concorda feliz.
 Medéia manda por seus filhos presentes para a princesa, um véu e um diadema, presentes esses que será a perdição total da família real, pois eles estão envenenados e matam não apenas a princesa que os colocou, mas também o rei de Corínto que tentou salvar sua filha. Jasão corre para a casa de Medéia a procura de seus filhos, pois ele agora teme pela segurança deles, porém chega tarde demais. Ao chegar em sua antiga casa, Jasão encontra seus filhos mortos, pelas mãos de sua própria mãe, e Medéia já fugindo pelo ar, em um carro guiado por serpentes aladas que foi dado a ela por seu avô o deus Hélios.

Fonte: netsaber.com.br ( acesso em 25/04/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário