sexta-feira, 27 de julho de 2012

Aula de Redação para 03/08/2012 copiar no caderno


Alunos do Ensino Médio, favor anotar no seu caderno de Redação a aula abaixo  para o dia 03/08/2012



AULA DE REDAÇÃO dia 03/08/2012

                 CRIAÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO

O que é dissertar?Argumentar

 É defender com argumentos uma ideia no sentido de convencer o leitor ou interlocutor. É ainda exposição de ideias.A dissertação é um texto formal em que há apresentação de uma ideia para defendê-la e concluir.

Mas, fique atento, ninguém escreve aquilo que não sabe, para poder escrever um texto dissertativo precisamos de leitura, de conhecimento de mundo, conhecimento acadêmico (história, geografia, atualidades, ciências, etc.) de estarmos atualizados com jornais, com revistas semanais, noticiários, documentários, observações, diálogos,, experiências pessoais, etc, UMA ARGUMENTAÇÃO É BASEADA EM CONHECIMENTO.

Todo texto possui uma estrutura, o texto dissertativo também possui a sua, a qual devemos rigorosamente seguir, qual seja:

Introdução: Lugar onde o escritor coloca sua tese, seu ponto de vista, onde se coloca em relação ao texto, coloca seu posicionamento.

É lugar da ideia central, que deve ser colocada de forma clara mostrando qual o seu posicionamento frente aquele assunto, em outras palavras é o lugar  de esclarecer “até onde quero chegar”.

Em um texto de 30 linhas conforme se pede em vestibulares separe de 05 à 08 linhas para  a Introdução escritas em um único parágrafo.

Desenvolvimento: É o lugar do argumento, da explicação, é a comprovação, é o desdobramento e a justificativa do posicionamento que você assumiu na Introdução. O objetivo do desenvolvimento é convencer o leitor com raciocínio lógico, comprovando aquilo que diz.

Esta é a fase do texto  em que  o aluno deve colocar todas as informações que sabe sobre o assunto, mostrar conhecimento ( aquele que falamos acima), tudo o que sabre sobre o assunto no seu país e fora dele,colocar citações literárias, se houver,conhecimento de história, de geografia, de atualidades, enfim..., mas claro, tudo muito bem selecionado, não vá colocar coisas que supercarreguem seu texto, ao contrário somente aquilo que venha contribuir para que o texto fique  coerente e claro

Separa 02 ou 03 parágrafos para o desenvolvimento (+/- 20 linhas)

Conclusão: É a síntese, é o reforço da tese iniciada no parágrafo de introdução. É na conclusão que apresentamos ideias que resolva o problema do assunto que foi abordado, ou simplesmente é usada para fechar o texto.

A conclusão pode  fechar o texto assim:

a)     deixando uma solução para o problema,

b)      sintetizando o que foi dito anteriormente para fechar,reforçando a tese

c)       deixando um questionamento aberto.

A Conclusão é feita em 01 parágrafo (em  média 05 à 08 linhas).

O PLANEJAMENTO DO TEXTO DISSERTATIVO:

Para qualquer atividade que nos propomos a realizar, precisamos, antes de executá-lo, pensar sobre como devemos fazer. Por exemplo, quando a professora pede um trabalho em grupo para ser apresentado para a sala de aula, todo o grupo se reúne para decidir o que fazer, como fazer, que material pesquisar, o que cada um vai falar, isso é planejamento.

Não se faz um texto dissertativo sem planejamento, sem antes pensar sobre o assunto ao qual preciso desenvolver com coerência e com argumentos bem colocados para atingir meu objetivo que é convencer o meu leitor.

Ao ler a proposta de redação, pare e pense, sobre o que isso quer dizer? Qual é o assunto? (delimite e compreenda, bem claro, sobre o que você deve falar)

A segunda etapa é: O que você sabe sobre aquele assunto, escreva em um rascunho tudo o que você sabe. Lembre-se das suas leituras, das aulas, dos noticiários, etc. Escreva todas as informações que tem e que acha importante .

Terceira etapa: Qual será o seu posicionamento frente ao assunto. Escreva no rascunho.

Escreva seu texto em rascunho, releia, corrija, deixe-o conciso e coerente, claro, sem palavras rebuscadas e, principalmente , NUNCA USE  1ª PESSOA, NUNCA USE EU, EU ACHO, o texto deve ser sempre impessoal)

Passe a limpo cuidando bem da colocação das palavras, evitando repetições, ambiguidade, atentando para a pontuação, para regência verbal, etc, todo seu conhecimento de gramática.

Nunca posicione-se contra o bom senso e o bem comum ( social).

                                    PRÁTICA REDACIONAL:

                                        Tema de Redação 01

A introdução da tecnologia gera desemprego.

Orientações: Utilize-se fatos da história, da geografia (pesquise)

Este não é um problema atual (você pode posicionar-se a favor da tecnologia ou contra,mas pense qual é o melhor lado para convencer o leitor com seus argumentos).

Você pode utilizar-se de estatística, de fatos históricos, pode comparar, nossa realidade com a de outros povos (a comparação pode ser de ordem social, cultural ou geográfica)porque este não é um problema local.

Entrega dia 10/08/2012

                                         Tema de Redação: 02             

A religião e as Guerras

Orientações: Delimite o tema, escolha seu posicionamento, use dados da história, das atualidades, estatísticos, comparativos, sem ser radical.

Entrega dia 17/08/2012



                                           Tema de Redação 03

Um paradoxo da modernidade, eliminação de fronteiras, criação de fronteiras (Unicamp 2001)

Orientações: Lembre-se: você precisa posicionar-se a favor ou contra a globalização, para isso deve saber o que globalização.

Nem todos podem fazer parte dessa globalização por conta das diferenças de classes, e, portanto gerando a exclusão social.

Entrega dia 24/08/2012

                                   Tema de Redação 04

 Em que mundo você quer viver? (Considere os impactos ambientais e o comportamento humano diante do meio ambiente)

Orientações: Delimite o tema e o posicionamento que você vai posicionar-se, pesquise sobre aquecimento global, devastamento de florestas, queima de árvores para agricultura e pecuária, comércio ilegal de madeira, poluição de rios,afluentes,  bueiros. Pense na frota de carros das grandes cidades emitindo poluentes a todo o tempo no ar, as indústrias, etc. e como fazer para que reverter esse quadro. Fale da “Rio +20” e de outras iniciativas governamentais para resolução do problema, o papel da educação também como tentativa de solução.

Entrega dia 31/08/2012

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