Alunos do Ensino Médio, favor anotar no seu caderno de Redação a aula abaixo para o dia 03/08/2012
AULA DE REDAÇÃO dia 03/08/2012
CRIAÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO
O
que é dissertar?Argumentar
É defender com argumentos uma ideia no sentido
de convencer o leitor ou interlocutor. É ainda exposição de ideias.A
dissertação é um texto formal em que há apresentação de uma ideia para
defendê-la e concluir.
Mas, fique atento, ninguém
escreve aquilo que não sabe, para poder escrever um texto dissertativo
precisamos de leitura, de conhecimento de mundo, conhecimento acadêmico (história,
geografia, atualidades, ciências, etc.) de estarmos atualizados com jornais,
com revistas semanais, noticiários, documentários, observações, diálogos,,
experiências pessoais, etc, UMA ARGUMENTAÇÃO É BASEADA EM CONHECIMENTO.
Todo texto possui uma estrutura, o texto dissertativo também
possui a sua, a qual devemos rigorosamente seguir, qual seja:
Introdução: Lugar
onde o escritor coloca sua tese, seu ponto de vista, onde se coloca em relação
ao texto, coloca seu posicionamento.
É lugar da ideia central, que
deve ser colocada de forma clara mostrando qual o seu posicionamento frente
aquele assunto, em outras palavras é o lugar
de esclarecer “até onde quero chegar”.
Em um texto de 30 linhas
conforme se pede em vestibulares separe de 05 à 08 linhas para a Introdução
escritas em um único parágrafo.
Desenvolvimento: É o
lugar do argumento, da explicação, é a comprovação, é o desdobramento e a
justificativa do posicionamento que você assumiu na Introdução. O objetivo do
desenvolvimento é convencer o leitor com raciocínio lógico, comprovando aquilo
que diz.
Esta é a fase do texto em que
o aluno deve colocar todas as informações que sabe sobre o assunto,
mostrar conhecimento ( aquele que falamos acima), tudo o que sabre sobre o
assunto no seu país e fora dele,colocar citações literárias, se
houver,conhecimento de história, de geografia, de atualidades, enfim..., mas
claro, tudo muito bem selecionado, não vá colocar coisas que supercarreguem seu
texto, ao contrário somente aquilo que venha contribuir para que o texto
fique coerente e claro
Separa 02 ou 03 parágrafos para
o desenvolvimento (+/- 20 linhas)
Conclusão: É a
síntese, é o reforço da tese iniciada no parágrafo de introdução. É na
conclusão que apresentamos ideias que resolva o problema do assunto que foi
abordado, ou simplesmente é usada para fechar o texto.
A conclusão pode fechar o texto assim:
a) deixando
uma solução para o problema,
b) sintetizando o que foi dito anteriormente para
fechar,reforçando a tese
c) deixando um questionamento aberto.
A Conclusão é feita em 01
parágrafo (em média 05 à 08 linhas).
O
PLANEJAMENTO DO TEXTO DISSERTATIVO:
Para qualquer atividade que nos
propomos a realizar, precisamos, antes de executá-lo, pensar sobre como devemos
fazer. Por exemplo, quando a professora pede um trabalho em grupo para ser
apresentado para a sala de aula, todo o grupo se reúne para decidir o que
fazer, como fazer, que material pesquisar, o que cada um vai falar, isso é
planejamento.
Não se faz um texto dissertativo
sem planejamento, sem antes pensar sobre o assunto ao qual preciso desenvolver
com coerência e com argumentos bem colocados para atingir meu objetivo que é
convencer o meu leitor.
Ao ler a proposta de redação,
pare e pense, sobre o que isso quer dizer? Qual é o assunto? (delimite e
compreenda, bem claro, sobre o que você deve falar)
A segunda etapa é: O que você
sabe sobre aquele assunto, escreva em um rascunho tudo o que você sabe.
Lembre-se das suas leituras, das aulas, dos noticiários, etc. Escreva todas as
informações que tem e que acha importante .
Terceira etapa: Qual será o seu
posicionamento frente ao assunto. Escreva no rascunho.
Escreva seu texto em rascunho,
releia, corrija, deixe-o conciso e coerente, claro, sem palavras rebuscadas e, principalmente
, NUNCA USE 1ª PESSOA, NUNCA USE EU, EU
ACHO, o texto deve ser sempre impessoal)
Passe a limpo cuidando bem da
colocação das palavras, evitando repetições, ambiguidade, atentando para a
pontuação, para regência verbal, etc, todo seu conhecimento de gramática.
Nunca posicione-se contra o bom
senso e o bem comum ( social).
PRÁTICA
REDACIONAL:
Tema de Redação 01
A
introdução da tecnologia gera desemprego.
Orientações: Utilize-se fatos
da história, da geografia (pesquise)
Este não é um problema atual
(você pode posicionar-se a favor da tecnologia ou contra,mas pense qual é o
melhor lado para convencer o leitor com seus argumentos).
Você pode utilizar-se de
estatística, de fatos históricos, pode comparar, nossa realidade com a de
outros povos (a comparação pode ser de ordem social, cultural ou
geográfica)porque este não é um problema local.
Entrega dia 10/08/2012
Tema de Redação: 02
A
religião e as Guerras
Orientações: Delimite o tema,
escolha seu posicionamento, use dados da história, das atualidades,
estatísticos, comparativos, sem ser radical.
Entrega dia 17/08/2012
Tema de Redação 03
Um
paradoxo da modernidade, eliminação de fronteiras, criação de fronteiras
(Unicamp 2001)
Orientações: Lembre-se: você
precisa posicionar-se a favor ou contra a globalização, para isso deve saber o
que globalização.
Nem todos podem fazer parte
dessa globalização por conta das diferenças de classes, e, portanto gerando a
exclusão social.
Entrega dia 24/08/2012
Tema de Redação 04
Em que mundo você quer viver? (Considere os
impactos ambientais e o comportamento humano diante do meio ambiente)
Orientações: Delimite o tema e o posicionamento que você vai
posicionar-se, pesquise sobre aquecimento global, devastamento de florestas,
queima de árvores para agricultura e pecuária, comércio ilegal de madeira,
poluição de rios,afluentes, bueiros.
Pense na frota de carros das grandes cidades emitindo poluentes a todo o tempo
no ar, as indústrias, etc. e como fazer para que reverter esse quadro. Fale da
“Rio +20” e de outras iniciativas governamentais para resolução do problema, o
papel da educação também como tentativa de solução.
Entrega dia 31/08/2012
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