terça-feira, 13 de março de 2012




1) Alunos do Ensino Médio 2012, abaixo  postei  as respostas do questionário dado pela Lúcia referente à apostila (Platão e Fiorin) capítulo II, desejo que vocês corrijam no seu caderno e mostre para a professora na aula do dia 15/03/2012, próxima quinta feira.

2)Também para a aula de quinta feira (15/03/2012) peço que leiam  as páginas do livro de Literatura 18 à 28, levantem os pontos principais do capítulo, bem como sua dúvidas ou pontos que achar interessante para um debate com a classe e a professora e traga.  



Correção do Questionário  do capítulo 2 da apostila de Platão e Fiorin dado pela Lúcia


Texto trabalhado em sala de aula: Vozes presentes no texto Capítulo 2 da apostila Platão e Fiorin

Questões:
PARTE I

1.  De quem é a voz, no canto IV de Os Lusíadas,  que se opõe ao ideal de fama dos portugueses como grandes desbravadores?

RESPOSTA: a voz do velho de Restelo

2.  Interprete com suas próprias palavras o que entendeu do canto IV de Os Lusíadas.

RESPOSTA INDIVIDUAL DO ALUNO

3.  Diante do que fora explicado em sala de aula e também no que está escrito na apostila, esclareça o que é voz.  Como está representada no canto IV de Os Lusíadas?

RESPOSTA: expressão oral e verbal. A opinião do narrador, das personagens. Na vida, a voz da mãe, do professor e dos amigos influenciam na maneira como você pensa, por isso dizemos que nossa voz carrega outras vozes.
Voz é a nossa opinião, nosso posicionamento na vida e nossa capacidade de se comunicar com outro, de emitir nossa opinião.


4. Explique em poucas palavras a voz de “O velho de Restelo” e emita a sua opinião sobre o texto do autor do livro (apostila).

RESPOSTA: A voz do velho de Restelo é a voz do povo. É uma voz que contraria a própria concepções dominantes na sociedade portuguesa daquela época (século XV e XVII), a fama de desbravadoes e de grandes navegadores.
A voz do “do velho de Restelo“ é, portanto, uma oposição ao discurso dos relatos até então conhecidos sobre os feitos portugueses. Ele mostra que a realidade é bem diferente da que os portugueses sustentavam, desejavam. 



5. Enumere as principais consequências da empreitada portuguesa para o seu país, de acordo com “O velho de Restelo.

-       pobreza
-       adultério
-       desemparo
-       despovoamento
-       enfraquecimento do país


6. O discurso de “O velho de Restelo”está em oposição a que ponto de vista?

RESPOSTA: se opões não somente ao ponto de vista da próprio ideal de fama, ao ponto de vista que exalta a política expansionista portuguesa e glorificação de grandes descobrimentos, mas também do discurso constituido em Os Lusíadas.

7. Leia o canto I e apresente de maneira clara o que compreendeu.

RESPOSTA INDIVIDUAL DO ALUNO


8.   Considerando que você tenha lido o canto I, e também o texto da apostila, descreva quais foram os altos ideias portugueses?

RESPOSTA: aumentar o império português e propagar a fé cristã.


9.    O que é heterogeneidade? Além do texto da apostila e do dicionário, busque outra fonte que possa ajudá-los esclerecer o significado desta terminologia.

RESPOSTA: dois pontos de vista, um que concorda e outro que descorda com algo dentro do texto. Muitas vezes a voz que se opoe no texto não está explícito, por isso a importância do nosso conhecimento de mundo, as outras vozes para indentificarmos essa voz que se opoem.

De outro modo, queremos dizer que um determinado assunto pode ser  examinado a partir de diferentes ângulos, deferentes pontos de vistas sociais, posições divergentes.  

10.  O que é discurso? Pesquisem a resposta que não esteja na apostila. Buquem-na em outros livros, internet.
-Não se esqueçam de anotar o nome do livro ou endereço da página da internet.
-Recorram a bibliotecas para encontrar livros.


RESPOSTA: nosso posicionamento na vida. Mas não é só isso, é a maneira a partir da qual e pela qual nos posicionamos na sociedade. Organizamos nossas ideias por meio da linguagem. Tem a ver também com nossas crenças e valores. O nosso discurso é formado a apartir do que aprendemos, acreditamos.

“um discurso é sempre, pois, a materialização de uma maneira social de considerar uma questão“, Apostila, página 20.

DICA: Michel Foucaut é um filosofo que retarata a questão do discurso.

11.        Falamos em sala de aula sobre o EU  e  OUTRO, o que não deixa de ter uma ligação direta com as duas concepçoes apresentadas pelo autor. De quais concepções estou me referindo? Esclareça esses dois pontos de vistas.


RESPOSTA: O texto tem duas concepções diferetentes: aquela que ele defende e aquela em oposição à que ele si constrói. (pg. 19)







PARTE II

1.  Leiam com atenção o texto da revista Carta Capital, de 1995, que fala sobre o termo Malcriado Brasileiro e apresentem 2 ou 3 exemplos de seu cotidiano que justifiquem esse comportamento social.

OBS:Não vale o exemplo da apostila.

 RESPOSTA INDIVIDUAL

2.    Você conhece Alphaville? E o Morumbi? Independente da resposta, todos nós sabemos que são bairros, cujo padrão de vida dos moradores são elevados. O que nos interessa entender, entretanto, é:
a) Quais pontos  estão explicítos no trecho que retrata a questão?

 - isolamento da população por meio de lombadas, muros.
- as ruas foram expropriadas da comunidade

b)  O senso comunitário é negado por essa elite?

RESPOSTA: é a medida em que se isolam do resto da população. Elas criam um espaço privado em território público.

3.Em sua  tese, o pesquisador Americano Michel Lind, criou um neologismo para designar um fenômeno social brasilerio com grandes agravante futuro.


a) Diga qual o nome do neologismo.
Brazilianização

b) explique seu significado.
Apropriação do espaço público para criação de bairros privados.

3.  Esclareça o que é o processo de entrincheiramento das elites de brasilianização, retratado por Michael Lind?

RESPOSTA: trata-se do comportamento, digamos, murado da elite brasileria. Ele criam uma nação murada, onde tudo é privatizado e cujos serviós só  atendem a suas necessidades.
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