1) Alunos do Ensino Médio 2012, abaixo postei as respostas do questionário dado pela Lúcia referente à apostila (Platão e Fiorin) capítulo II, desejo que vocês corrijam no seu caderno e mostre para a professora na aula do dia 15/03/2012, próxima quinta feira.
2)Também para a aula de quinta feira (15/03/2012) peço que leiam as páginas do livro de Literatura 18 à 28, levantem os pontos principais do capítulo, bem como sua dúvidas ou pontos que achar interessante para um debate com a classe e a professora e traga.
Correção do Questionário do capítulo 2 da apostila de Platão e Fiorin dado pela Lúcia
Texto trabalhado em sala de aula: Vozes presentes no texto Capítulo 2 da apostila Platão e Fiorin
Questões:
PARTE I
1. De quem é a voz, no canto IV de Os Lusíadas, que se opõe ao ideal de fama dos portugueses como grandes desbravadores?
RESPOSTA: a voz do velho de Restelo
2. Interprete com suas próprias palavras o que entendeu do canto IV de Os Lusíadas.
RESPOSTA INDIVIDUAL DO ALUNO
3. Diante do que fora explicado em sala de aula e também no que está escrito na apostila, esclareça o que é voz. Como está representada no canto IV de Os Lusíadas?
RESPOSTA: expressão oral e verbal. A opinião do narrador, das personagens. Na vida, a voz da mãe, do professor e dos amigos influenciam na maneira como você pensa, por isso dizemos que nossa voz carrega outras vozes.
Voz é a nossa opinião, nosso posicionamento na vida e nossa capacidade de se comunicar com outro, de emitir nossa opinião.
4. Explique em poucas palavras a voz de “O velho de Restelo” e emita a sua opinião sobre o texto do autor do livro (apostila).
RESPOSTA: A voz do velho de Restelo é a voz do povo. É uma voz que contraria a própria concepções dominantes na sociedade portuguesa daquela época (século XV e XVII), a fama de desbravadoes e de grandes navegadores.
A voz do “do velho de Restelo“ é, portanto, uma oposição ao discurso dos relatos até então conhecidos sobre os feitos portugueses. Ele mostra que a realidade é bem diferente da que os portugueses sustentavam, desejavam.
5. Enumere as principais consequências da empreitada portuguesa para o seu país, de acordo com “O velho de Restelo.
- pobreza
- adultério
- desemparo
- despovoamento
- enfraquecimento do país
6. O discurso de “O velho de Restelo”está em oposição a que ponto de vista?
RESPOSTA: se opões não somente ao ponto de vista da próprio ideal de fama, ao ponto de vista que exalta a política expansionista portuguesa e glorificação de grandes descobrimentos, mas também do discurso constituido em Os Lusíadas.
7. Leia o canto I e apresente de maneira clara o que compreendeu.
RESPOSTA INDIVIDUAL DO ALUNO
8. Considerando que você tenha lido o canto I, e também o texto da apostila, descreva quais foram os altos ideias portugueses?
RESPOSTA: aumentar o império português e propagar a fé cristã.
9. O que é heterogeneidade? Além do texto da apostila e do dicionário, busque outra fonte que possa ajudá-los esclerecer o significado desta terminologia.
RESPOSTA: dois pontos de vista, um que concorda e outro que descorda com algo dentro do texto. Muitas vezes a voz que se opoe no texto não está explícito, por isso a importância do nosso conhecimento de mundo, as outras vozes para indentificarmos essa voz que se opoem.
De outro modo, queremos dizer que um determinado assunto pode ser examinado a partir de diferentes ângulos, deferentes pontos de vistas sociais, posições divergentes.
10. O que é discurso? Pesquisem a resposta que não esteja na apostila. Buquem-na em outros livros, internet.
-Não se esqueçam de anotar o nome do livro ou endereço da página da internet.
-Recorram a bibliotecas para encontrar livros.
RESPOSTA: nosso posicionamento na vida. Mas não é só isso, é a maneira a partir da qual e pela qual nos posicionamos na sociedade. Organizamos nossas ideias por meio da linguagem. Tem a ver também com nossas crenças e valores. O nosso discurso é formado a apartir do que aprendemos, acreditamos.
“um discurso é sempre, pois, a materialização de uma maneira social de considerar uma questão“, Apostila, página 20.
DICA: Michel Foucaut é um filosofo que retarata a questão do discurso.
11. Falamos em sala de aula sobre o EU e OUTRO, o que não deixa de ter uma ligação direta com as duas concepçoes apresentadas pelo autor. De quais concepções estou me referindo? Esclareça esses dois pontos de vistas.
RESPOSTA: O texto tem duas concepções diferetentes: aquela que ele defende e aquela em oposição à que ele si constrói. (pg. 19)
PARTE II
1. Leiam com atenção o texto da revista Carta Capital, de 1995, que fala sobre o termo Malcriado Brasileiro e apresentem 2 ou 3 exemplos de seu cotidiano que justifiquem esse comportamento social.
OBS:Não vale o exemplo da apostila.
RESPOSTA INDIVIDUAL
2. Você conhece Alphaville? E o Morumbi? Independente da resposta, todos nós sabemos que são bairros, cujo padrão de vida dos moradores são elevados. O que nos interessa entender, entretanto, é:
a) Quais pontos estão explicítos no trecho que retrata a questão?
- isolamento da população por meio de lombadas, muros.
- as ruas foram expropriadas da comunidade
b) O senso comunitário é negado por essa elite?
RESPOSTA: é a medida em que se isolam do resto da população. Elas criam um espaço privado em território público.
3.Em sua tese, o pesquisador Americano Michel Lind, criou um neologismo para designar um fenômeno social brasilerio com grandes agravante futuro.
a) Diga qual o nome do neologismo.
Brazilianização
b) explique seu significado.
Apropriação do espaço público para criação de bairros privados.
3. Esclareça o que é o processo de entrincheiramento das elites de brasilianização, retratado por Michael Lind?
RESPOSTA: trata-se do comportamento, digamos, murado da elite brasileria. Ele criam uma nação murada, onde tudo é privatizado e cujos serviós só atendem a suas necessidades.
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