quarta-feira, 7 de março de 2012

Aula do dia 08/03/2012

                                         “Produção de Textos”

             (do livro Práticas de Linguagem  Capítulo I páginas 10 à 22)

Como Produzir um bom texto?

- Apesar de não existir uma fórmula pronta, há elementos que aprimorados contribuem para uma boa escritura, a saber:
ü      Leitura,
ü      Postura crítica diante dos textos  que circulam em nosso cotidiano,
ü      Domínio dos recursos linguísticos,
ü      Reflexão sobre a realidade
ü      Interação com o texto lido
O primeiro passo para tornar-se um escritor competente é ser um leitor atento e atuante.
Saber escrever pressupõe saber ler e pensar.
O pensamento é expresso em palavras, registrados pela escrita que por sua vez é interpretado pela leitura, assim quem não pensa não escreve e quem lê mal escreve mal.
A leitura é fonte de ideias para a escrita, nosso conhecimento é gerador de nossas produções, assim ler é fundamental para escrever.
Mas, apesar de ler ser fundamental para escrever é necessário compreender o que se lê. O leitor precisa interpretar o que leu, refletir sobre sua leitura, interagir com o texto atribuindo-lhe sentido.

Mas, afinal o que é texto?
Um todo organizado que produz sentido, criado por um dado sujeito num determinado tempo e espaço. Pode ser constituído de linguagem verbal e/ou não verbal, e até de uma única frase (Fogo!, ou Silêncio!), mas, uma frase desconectada não pode ser considerada texto porque é incapaz de produzir sentido.
A textualidade é o que confere o sentido ao texto, é a tessitura, é a coerência do texto.
O tempo todo produzimos texto, nos pronunciando sobre o que vimos, vivemos, lemos e assim produzimos efeitos nos outros e recebemos efeitos dos outros em nós. Todas essas ações se dão pela via da linguagem. São os nossos discursos e os dos outro cruzando-se, criando e recriando sentidos.
Assim, produzimos diferentes tipos de textos o tempo todo, também escrevemos o tempo todo ( e-mails, bilhetes, trabalhos, resumos, cartas, etc.)

Lição de casa para ser entregue em 15/03/2012
ü     Fazer exercícios páginas 18 e 20 no caderno.
ü     Fazer redação página 21 (crônica) Relação que se estabelece entre leitor e leitura, a partir de um fato qualquer do cotidiano.
ü     Fazer redação página 22 proposta pela UFRJ sobre a falta de hábito de leitura entre os jovens.









Nenhum comentário:

Postar um comentário