terça-feira, 27 de março de 2012

        ATENÇÃO, RECADINHOS DA TIA CLEIDE

Queridos alunos, gostaria de relembrá-los da entrega de nosso trabalho de Literatura, no dia 30/03/2012, após esta data não será mais possível entregar.

Leiam  "O Velho e o Mar" e façam o trabalho de pesquisa que deve ser entrregue sobre o livro, nossa prova é dia 13/04/2012

Neste dia (27/03/2012) enviei um questionário para ser copiado no caderno de Redação, é sobre os assuntos que tratamos no capítulo II do Livro Práticas de Linguagem (livro laranja). Leia todo o capítulo II e responda as questões abaixo, assim estarão treinando para a prova bimestral que será em breve, a partir de 16/04/2012.


Aula de Redação: 28/03/2012
1° Ano Ensino Médio
Professora: Cleide

                                       QUESTIONÁRIO CAPÍTULO II

LIVRO: Práticas de Linguagem (livro laranja)
Capítulo II:Linguagem, socialização e enunciação

1) Por que a linguagem é importante para o homem?Para que serve a linguagem? Em que aspectos o homem se mostra é diferente de outros animais?

2) O que é linguagem humana?

3) O que é texto?

4) Explique linguagem verbal e não verbal

5)  Dê exemplos de diferentes linguagens em nossa sociedade.

6) O que são signos visuais?

7) Como se classificam os signos visuais. Dê exemplos.

8) Explique  signos lingüísticos

9) Explique o caráter social da língua.

10) Explique na tirinha do Calvin, página 24, porque não houve comunicação.

11) De acordo como os estudos da linguagem no capítulo II explique gíria e a questão de que a língua é viva.

11) Explique com exemplos os dois componentes do signo lingüístico.

12)Explique porque o signo lingüístico é arbitrário.

13) Conceitue linguagem, língua e fala.

14) Explique com exemplos, gramática natural e gramática normativa.

14)  Explique a diferença entre enunciado e fala

15) Explique enunciação

16) Explique adequação lingüística

17) Explique as diferenças marcantes entre a língua falada (oralidade) e a língua escrita (escritura)

18) Explique como se dão os diálogos, ou seja, as trocas de turno. Como fazer para tomar o turno para si?Dê abaixo um exemplo de diálogo  em que apareça a troca de turnos e a forma que os interlocutores fazem para manter o diálogo acontecendo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário