segunda-feira, 12 de março de 2012

Aula de Gramática 13/03/2012

Livro Aprender e Praticar Gramática 

Unidade I: Funções de linguagem e Gêneros textuais (páginas 22 à 41).


Funções de Linguagem:

- Utilizamos a linguagem para as diversas relações na sociedade. A linguagem assim assume inúmeras finalidades.
Nos valemos da linguagem para transmitir e receber informações, para convencer, para exprimir sentimentos, etc.Por isso, dizemos que a linguagem tem diferentes funções.
Dependendo do elemento do ato de comunicação no qual a mensagem está centrada a linguagem pode ter uma dessas funções:

1)                Referencial: centrada no assunto, com a finalidade de informar (TV, rádio, revistas de informação, livros instrucionais, textos técnicos, etc.)
2)                Apelativa ou conativa: centrada no destinatário, a fim de convencê-lo de algo. (aparece nos textos publicitários, placas de advertência, horóscopos) e caracteriza-se por marcas textuais como tu, você vocês, por vocativos, verbos no imperativo, ou seja por formas expressivas como pedido, sugestão ou ordem.
3)                Emotiva: Centrada no emissor:
     Caracteriza-se por verbos na primeira pessoa do singular, pron9omes me e eu, mostra o mundo interior, a subjetividade, os sentimentos e a emoção, assim, a linguagem é expressa  com finalidade emotiva.
4)                Metalinguística: centrada no código linguístico. A linguagem é empregada para falar de si (dicionários)
5)                Poética: Centrada na Mensagem. A linguagem é criada para produzir efeitos expressivos e despertar interesse no leitor. Há uma preocupação em trabalhar as palavras de maneira pouco comum, organizando ritmo, sonoridade, rimas (aparecem nos poemas, slogans, literatura).
6)                Fática: centrada no canal, ou seja, no meio de contato entre os falantes. Serve para iniciar, manter, retomar ou concluir o ato comunicativo. Utiliza-se de palavras como : alô, oi, tudo bem? Certo? Claro! né?

Gêneros Textuais:
São modelos gerais que orientam a organização dos textos por meio dos quais nos comunicamos. Tem suas características definidas por seu conteúdo temático, por seu estilo de linguagem e por sua estrutura (construção composicional).

Alguns gêneros textuais :

§                    Grupo do narrar: contos de fadas, fábulas, contos, crônicas, piadas, romances
§                    Grupo do relatar: Relatos de viagem, diários, autobiografias, reportagens, relatos históricos.
§                    Grupo do argumentar: Textos de opinião, diálogos argumentativos, debates, audiência jurídica, requerimentos, abaixo assinados,etc.
§                    Grupo do expor: Verbetes de dicionários, seminários, conferências, resumos, artigo de divulgação científica.
§                    Grupo de instruir: Receitas, manuais de instrução, regulamentos, contratos.

Todo ato de comunicação se realiza por meio de um texto e todo texto se organiza em um gênero textual. Como os atos de comunicação são variados, os gêneros são infinitos, impossível de elencá-los todos.

Domínio Discursivo:
Em cada esfera social (diferentes campos da sociedade e do conhecimento) a comunicação se realiza por meio de diferentes discursos, por isso constituem-se em domínios discursivos, Ex: discurso médico, jurídica, publicitário, jornalístico, educacional, etc.

Ver quadro página 29

Lição de casa para 20/03/2012

1)                Copiar no caderno quadros da página 29 e 31
2)                Responder exercícios página 32 até41
3)                Responder questionário abaixo:
a)                O que é função de linguagem?
b)                Quais são as funções de linguagem?
c)                 Explique com exemplo cada uma das funções de linguagem
d)                O que é gênero textual?
e)                Dê exemplo de gêneros textuais escrevendo ou colando alguns abaixo
f)                  O que é discurso?
g)                O que é domínio discursivo? Dê exemplos
4) Copiar no caderno o conteúdo desta aula e apresentar para a professora

Nenhum comentário:

Postar um comentário